A realização do teste do olhinho, ou teste do reflexo vermelho, deve ser realizado pelo médico na maternidade, logo após o nascimento. Na consulta oftalmológica, o médico é capaz de avaliar todas as estruturas oculares do recém-nascido, sendo necessário, para isso, o uso de colírio durante o exame. O exame é muito importante, pois detecta alterações oculares causadas por malformações ou infecções adquiridas durante a gestação.
A consulta do bebê e da criança avalia, principalmente, a presença de estrabismos (“olho vesgo”) e de dificuldades visuais, que podem necessitar de cirurgia ou uso de óculos. A primeira consulta oftalmológica completa do bebê deve ser realizada entre 6 meses e 1 ano de vida. A consulta seguinte tem de ocorrer entre 3 e 5 anos, idealmente aos 3 anos, e, após os 6 anos de idade, o acompanhamento de rotina deve ser anual. É importante que a visão seja a melhor possível nos bebês e crianças, pois o adequado desenvolvimento do sistema visual nessa idade garantirá uma boa visão na idade adulta.
A consulta oftalmológica é fundamental para adultos e idosos. Mesmo que não haja a percepção de que a visão “está ruim”, não é incomum o exame revelar que a visão não está tão boa quanto se imaginava e o uso de óculos ser necessário. Os sintomas também podem ser mais evidentes após horas excessivas diante de telas ou maiores esforços visuais. Já a consulta de pacientes com mais idade avalia, principalmente, a presença de outras doenças oculares como, por exemplo, a catarata, o glaucoma ou a degeneração macular. Portadores de diabetes ou histórico familiar de doenças oculares devem fazer consultas periódicas regularmente.
A retina (ou “fundo de olho”) é uma das principais estruturas responsáveis pela nossa visão e está localizada na parte interna dos nossos olhos. Para a realização do mapeamento da retina, é necessário o uso de colírios que irão fazer a pupila dilatar e, assim, facilitar a visualização de toda a retina. Após o exame, devido ao uso do colírio, o paciente poderá apresentar fotofobia (sensibilidade à luz) e dificuldade visual, sobretudo para a leitura, que irá durar por algumas horas, variando de pessoa para pessoa. Por isso, é recomendado sempre levar um acompanhante, assim como itens de proteção da luminosidade, como óculos escuros ou chapéus. Da mesma maneira, o paciente não deve conduzir automóveis ou motocicletas durante algumas horas após o exame.
A paquimetria ultrassônica mede a espessura da córnea, estrutura transparente localizada na frente do olho. Para a realização do exame, é utilizado um pequeno instrumento que toca rapidamente a córnea após uso de colírio anestésico. A paquimetria é utilizada na avaliação de pacientes portadores de glaucoma e ceratocone, dentre outras indicações.